O dia da pizza deveria ser o dia mais feliz do ano, aquele dia que você se enche de pizza sem nenhuma culpa na consciência… he he he
A história da pizza
De onde vem essa amiguinha redonda que tanto gosta de nos seduzir? Bom, definitivamente não é da Itália, como você estava pensando. Alguns acreditam que ela começou no Egito, outros já dizem que foram os gregos os primeiros a misturarem farinha e água. E antes de chegar às mesas italianas, a massa já fazia sucesso entre babilônicos e hebreus. A massa era chamada de “pão de abraão”, era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea, há mais de 5 000 anos.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surgiu o termo picea, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome”, principalmente a da parte mais pobre da população.
Uhu! E como chegou ao Brasil?
Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país. Desde 1985, comemora-se o dia da pizza no dia 10 de julho.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando e foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. Desde o tradicional mussarela às pizzas doces. Já vi de jujuba, de cachorro-quente e estrogonofe! Tem para todos os gostos. Fina, grossa, com borda, torradinha, com catchup ou azeite, fica ao gosto do freguês!
O certo é que cada um tem sua pizza favorita e hoje é o dia perfeito para saboreá-la!
Comentários