Então, pessoal! Depois de dieta da lua, dieta da sopa, dieta da proteína e outras mil, vi que eu estava como um hamster naquelas gaiolinhas – correm, correm, mas não saem do lugar. Cheguei aos 40 anos e pensei: peraí! Tem que haver uma solução pro meu caso. Tenho obesidade grau 1, sou filha e neta de diabéticos, com histórico de pressão alta na família e decidi que de agora não passa. Sinto dores no corpo, me canso pelo mínimo esforço e fico sem ânimo de sair cada vez que travo uma luta contra o meu guarda-roupa. Sério, chego a suar de tantas trocas! Além disso, comecei a ter apneia do sono.
Decidi: quero atingir o peso ideal com algo definitivo. Nada de dieta!
Precisava descobrir um caminho para tratar minha obesidade. Eu sei que têm programas sérios de reeducação alimentar como o do Vigilantes do Peso, mas existe algo que vai além do sobrepeso ou da obesidade: a compulsão alimentar, que precisa ser tratada. Eu tenho esse problema e resolvi fazer uma verdadeira busca por tratamentos que fossem eficazes para o que eu preciso. De tanto procurar, insistir, persistir, encontrei!
Cettao – (Clínica de Estudos e Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade)
O tratamento é gratuito, na Santa Casa, no Centro do Rio de Janeiro. Entrei numa fila de espera desde o ano passado. Quando ligaram pra mim e eu fui chamada a comparecer, fiquei mega animada! Quando cheguei lá, vi várias pessoas com o mesmo problema que eu: obesidade. Fomos direcionados para uma salinha cheia de carteiras que nem colégio. Preenchi quatro formulários minuciosos e percebi que a coisa era séria mesmo e organizada. Marcaram então outro dia para uma entrevista. No tal dia eu estava tão sensível que até chorei! Mas ao mesmo tempo, senti que foi também de alívio, por encontrar um caminho e voltar a ter esperanças. O tratamento é completo, inclui vários profissionais: psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, professor de educação física, etc. Passei ainda por uma triagem e, finalmente, fui aceita agora, na turma de março, que já foi fechada :-/. Senti um ambiente muito acolhedor.
Agora, vou dividir esse peso com vocês, minha galerinha plus size 😉
Calma, calma, não é meu pesinho de verdade, não rsrs :D. Quero compartilhar com vocês minhas vitórias, recaídas, sensações, impressões, etc. O tratamento dura 1 ano. Como é um grupo, o que acontece lá fica somente lá, ok? Muitas pessoas fazem relatos, contam coisas que são íntimas e eles têm um contrato de sigilo que é levado muito a sério por todos nós. Então, vou contar somente sobre a minha experiência, tá? Espero poder com isso ajudar algumas pessoas que estejam buscando a mesma coisa que eu e me ajudar também, afinal, não vou querer fazer feio 😉
Bom, na próxima semana eu conto pra vocês como foi o meu primeiro dia.
Torçam por mim e jamais desistam do que vocês querem!
Comentários