É impressionante. Enquanto você não está de dieta, as pessoas te enchem o saco porque você tá gorda, precisa emagrecer, tem que cuidar da saúde, e blá blá blá. Todo mundo pega no seu pé. Aí você entra na dieta – o que já não é tranquilo pra quem adora comer (e muito, de preferência) – e os chatos continuam a fazer a ronda diária pra ficar de olho no que você está comendo. É fácil identificar esses personagens:
Conheça o perfil de cada patrulheiro de dietas:
O INTROMETIDO: fica de olho em tudo o que você come.
Você está comendo frutas, legumes, se alimentando bem, feliz com a evolução. De repente, aparece com um sanduíche de atum com salada. A pessoa esquece todo o esforço que você está fazendo e fala: não pode comer pão! Você sabia que pão engorda? Assim você não vai conseguir. ARGH @#$@%&*#&!!! Por acaso, seu intrometido, você tem conhecimento a respeito da minha reeducação alimentar? Sabe o que eu posso ou não posso deixar de comer? Gente, isso é um inferno, a pessoa vira vigilante de tudo o que você come. Do nada ela aparece, surge de trás de uma moita pra vigiar sua alimentação . Eu, por exemplo, não costumo jantar comidão mesmo. Gosto de fazer um lanche (agora mais leve). Então, aviso aos vigilantes: me deixem em paz porque eu estou fazendo SIM tudo certinho e vou muito bem obrigada ;-).
O PENTELHO: enche o saco por qualquer deslize.
A gente sabe que ninguém passa do tudo pro nada. Iniciar uma reeducação alimentar não é fácil, pois têm hábitos ruins que você adquire ao longo de uma vida toda. Se você já está comendo mais frutas e legumes, bebendo mais água, legal! Aí você sai no fim de semana, pede uma Coca Light, e o pentelho diz: não adianta nada emagrecer se você não ficar saudável. Tem que cortar refrigerante de vez. Caramba, gente, não é assim de uma hora pra outra. Eu por exemplo, não tomo bebida alcoólica (olha que coisa saudável!), mas não vou pedir água quando for a um barzinho. O pentelho não entende que o problema é só o hábito, a rotina, o excesso. Quando se tem bom senso (que é a proposta da reeducação), você pode comer de tudo. O pior é que geralmente essas pessoas enchem a cara, ficam de porre, de ressaca, mas vêm te perturbar por causa de um mísero refri.
O ESTRAGA PRAZER: nunca acha que você está indo bem..
Você pode estar tomando 99% de atitudes saudáveis, mas ele vai achar algum furo pra poder dizer que você não está fazendo a coisa certa. Por exemplo: de que adianta emagrecer se você ainda não está se exercitando?. Olha… Isso me irrita demaaaaais da conta. Já não basta ter que lidar com nossos fantasmas interiores, monstros da compulsão, diabinhos que falam “come, vai, é só um…”, ainda temos que aturar essa patrulha que não entende que tudo é um processo e que, no momento, você só precisa é de apoio e motivação.
O SABOTADOR: não leva a sério a sua dieta.
Não adianta dizer que você está se reeducando que a pessoa vem com um doce e fala: não exagera, não vai ser esse doce que vai te engordar. Só que todo dia ele chega com esse discurso. Mermão, não quer ajudar, também não atrapalha! É a mesma coisa que oferecer só um golinho para um alcoólatra.
Por isso, meus queridos, antes de iniciar uma dieta, preparem-se para esses inconvenientes. Não tem jeito – por mais que você esteja se dedicando, vai ter gente pra detonar seu esforço e desmerecer a sua força de vontade. Pior é que nem sempre o fazem por mal. Muitos amigos acabam te patrulhando na maior das boas intenções mas, mesmo assim, não deixa de ser uma chatice. Não quero ter que andar com os folhetinhos da dieta debaixo do braço, nem ter que me explicar, nem ter que aturar os ditadores de regras. O lance é colocar fone de ouvido ou aprender a ouvir essas intromissões e responder um ahãm… Porque já basta ter que perder calorias! Agora, perder a paciência também, não dá 😉
hahaha excelente, Lucas! É isso mesmo! Pra falar que a gente emagreceu poucas pessoas se metem, mas pra encher o saco… 😛
Muito bom o texto. Parabéns Lu!!!
já aconteceu de eu estar na rua comendo alguma gordice e olharem pra mim e dizer “por isso que você está gordo assim”.
Na boa, não é por esse hambúrguer ou chocolate que eu tô gordo, esse é só mais um. Eu tô gordo pelos outros tantos que já comi, então engula sua dieta saudável e depressiva e me deixe ser feliz com meu hambúrguer de picanha suculento!!! 🙂
CHO-REI de rir!!! ahhahahahahahahaha
kkkkk já gteve gente que arrancou o pão da minha boca. Deu vontade de chorar!!!! (ah! E de matar kkk)
É assim mesmo que acontece!
É muito chato, né Rose? Já é difícil fazer a tal da dieta, com urubu em cima fica ainda mais!